You could put your verification ID in a comment Or, in its own meta tag Or, as one of your keywords Google+

sábado, 23 de agosto de 2008

Goiânia tem condições para ser sub-sede da Copa 2014?

goiania2014

Não.

E não sou só eu que o digo.

No fim do ano passado, quando começaram os rumores das possíveis sub-sedes para a copa, a frente que defende Goiânia foi alfinetada por dois lados.

Senadora Ideli Salvati (PT-SC): "Goiânia não é cidade turística, enquanto Florianópolis é", disse ela na tribuna do Senado, contrariada com a primeira reprovação a Florianópolis (e aprovação a Goiânia) no relatório da Fifa.

Marta Suplicy (PT), diz que Goiânia só tem um hotel cinco-estrelas, o que também seria problema.

José Trajano em seu videoblog comentou:

"O que causa espanto mesmo é o oba-oba das autoridades do esporte do Brasil na ânsia de trazer para o Rio os Jogos de 2016".

Ainda segundo Trajano, [eu endosso]:

1º Não confio nos responsáveis pela organização;

2º Não confio no país que rouba até merenda escolar;

Mas, estamos falando da Copa e de Goiânia.

Nesse caso, ainda coloco alguns itens:

3º Não confio numa cidade que não consegue suportar nem a própria população nos quesitos: EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRANSPORTE.

4º A cidade não tem Aeroporto [de verdade não]

5º Concorrendo sozinho, o Brasil quase chegou em 2o. lugar. Se é tão bom e economicamente tão importante, por que não teve concorrência? (verbas?)

O Cidinho foi até Brasília, acompanhado de secretários e parlamentares e pleiteou junto ao ministro do Esporte a liberação da emenda de bancada no valor de R$ 11,258 milhões para as obras do Centro de Excelência de Goiânia.

gyn2014

Francamente, assunto de ordem pouco interessante (sim, a Copa é pouco interessante, em relação à assuntos permanentes, supra citados), e ainda recebe apoio do patrono da cultura "sertanejo-pop-romântica" Zezé di Camargo...

O relações-públicas do cantor, deveria alertar sobre os perigos em apoiar projetos de tamanha (irrisória) grandeza.

PS: Não sou contra só a maravilhosa cidade de Goiânia, e sim contra o esplêndido país, que não tem condições de preparar nem seus atletas para uma Olímpiada, e faz campanha para ser sede de eventos que tragam investimentos ao nosso país, que, no fim serão desviados.

Acorda Goiânia Brasil!!!

 

16 comentários:

diego disse...

Goânia nao tem rede de transporte publico, nao e uma cidade nno sentido urbano. Parece dificil sub sediar a copa de 2014 .

Anônimo disse...

Oooh seu tosco, se liga.O que conta em Goiânia é sua infra-estrutura e segurança. O aeroporto de Goiâia será totalmente reformado a partir de 2009, hotel é um problema que começou a ser resolvido desde 2006.

Anônimo disse...

Presta atenção seu podre. Nem todo goiano gosta de sertanejo; todo mundo aqui conhece MPB (já que você acha que este é o único tipo de música cultural brasileira). Presta atenção, Serra Dourada esta entre os melhores estádios do país... e outra, como pode Goiás ter uma educação tão ruim assim, se nele se localiza a 2ª melhor escola do Brasil? (uma prova disso é o goiano Aurélio, vencedor da primeira edição do Soletrando). Para que a merda da Marta Suplicy influênciasse essa decisão, ela deveria ao menos ter vencido as eleições 2008, não é mesmo? O mal informado disse que Goiânia não tem transporte público, está completamente enganado (o transporte público daqui está voltando a ser o melhor do país, graças ao atual prefeito Íris Rezende). E não ser uma cidade litorânea não significa não ser uma cidade turística (grande merda é Florianópolis, que nem tem um estádio decente).

Anônimo disse...

Me polpe desses comentários idiotas sobre Goiânia. sou paulista e apaixonada por Goiânia. Olha, saúde também não terá nada a ver, caso ela não seja escolhida; tenho que ir pra lá todos os meses fazer um tratamento, que em Goiânia, é mais renomado que em Sampa. Sinceramente, esses comentários sobre Goiânia foram os mais fúteis possível (editor idiota). Cidade maravilhosa, e que sempre foi elogiada pela beleza da sua população, sua culinária. Fiqei encantada com todos os hotéis goianos que me hospedei, e também adorei a cidade de Caldas Novas, no interior de Goiás (próxima de Goiânia), famosa pelas suas águas quentes. Sampa é violento, Goiânia é super tranquila e acolhedora.

Anônimo disse...

Seu idiota, e vc acha q cidades q nem Manaus, Natal ou Cuiabá são melhores, ou que cidades q nem Florianópolis q ja recebem caminhões de investimentos e dinheiro do turismo sao melhores que Goiania, so pq nos não temos praia não somos uma cidade turistica, quem conhece GoiÂnia sabe que lá tem muita coisa mais bela q muitas praias poluidas do Brasil. Se liga seu mané.

Anônimo disse...

Renata parabens!
Tiro o chapeu pra uma pessoa q sabe reconhecer as qualidades e potencialidades de Goiania. Existe um preconceito muito grande, de nós mesmos! E por isso nao acreditamos no nosso potencial.
Os pontos analisados para decidir uma cidade-sede leva em conta a infra-estrutura atual e também OS PROJETOS PARA ATÉ 2014!!!!!!

Anônimo disse...

Jogo político todos nós sabemos que existe.

Sou de Goiânia e atualmente moro no Rio de Janeiro. Conheço São Luis, Brasília e outras cidades com o porte de Campinas em SP.
Não sei se uma cidade precisa ter somente hoteis 5 estrelas para receber um evento assim. As cidades brasileiras TODAS de grande porte porte tem problema com trânsito. TODAS tem deficiência com transporte público, exceto um pouco Curitiba. Agora eu afirmo com toda a certeza... se levar em consideração a violência entre o Rio e Goiânia, Goiânia seria escolhida. Digo isso pq na semana passada fiquei preso no túnel indo para a zona sul pq a polícia tava trocando tiros com traficantes de um morro aqui no Rio.
Continuando... Com relação a hoteis realmente Goiânia tem poucos hotéis 5 cinco estrelas, mas tem muito hotel na cidade. Segurança e criminalidade infelizmente tem em TODO o Brasil. Aqui no Rio por exemplo não se pode andar em algumas linhas de noite e se estiver somente vc pq certamente será assaltado.

Não tem como satisfazer todos nós, alguem ficará de fora da festa. E certamente as contas viram no futuro para todos nós pagar.

Independentemente de quais as cedes escolhidas, eu concordo com o autor do post. O país não destina verba para colocar as crianças na escola e praticar esportes. Isso é ruim. E agora agente vai pagar as contas para que os deputados briguem e roubem as verbas destinadas ao evento, que seria muito mais feliz em usar em educação, educação e educação.

Anônimo disse...

Florianópolis??? que tradição esse estado tem no futebol???
hj tem p Avaí na primeira divisão, mas subiu para cair, ser o saco de pancada dos times grandes...

Acorda mané, Goiás é o sexto estado em ralação ao Futebol brasileiro...
Cláudio Filho

Anônimo disse...

Sonha Catarina, sonha...
Quem já foi no Scarpelli sabe que levantar uma Arena no meio de um bairro residencial, onde não há muito espaço, é remar contra a modernidade. Até mesmo o novo Estádio do Avaí enfrentaria problemas. Pesa contra Florianópolis questões estruturais, como metrô, aeroporto, etc.
Goiânia, além de cidade planejada, tem espaço pra ampliar o Serra Dourada do jeito que quiser.
Não temos metrô, mas o projeto do metrô de superfície já está pronto (ligando Senador Canedo à Trindade, com uma estação no Serra). Além disso, a Serrinha (estádio do Goiás), Antonio Aciolly(estadio do Atlético)o clube Jaó e outros clubes possuem uma estrutura excelente para abrigar os times durante a Copa.E se perder, não será para Florianópolis, perderá porque Brasília já será sede.Qual é a tradiçao de florianópolis no futebol ??? Figueirense é série B e o Avaí está na série A à passeio em 2010 voltará a série B. Pode esperar... GOIÂNIA na Copa 2014!!!

Anônimo disse...

Affz
Fala seriiooo seu idiotaa ...
Ñ sabe é nada sobre Goiâniiaa !
Polpe-me dos seus comentariios
sobre Goiânia q é uma cidadee Lindaa
e pode nao ter praia
mas tem váriias belezas pra mostrar .
E existe cidades q tem praia poluida imunda ´e é uma poorcaria .
Em Goiânia o Verde Predomina meu querido !


{E como diria a escritora gaúcha Lya Luft na Veja de 31 de Maio de 2006:
"Faço de conta, aliás, que meu país é, todo ele, feito uma cidade que conheci recentemente: Goiânia, que me surpreendeu como poucas coisas nos últimos anos. Bonita, limpa, organizada, alamedas de palmeiras e vários parques, com a gente mais acolhedora que já vi. Não percebi ainda nela o medo estampado no rosto dos moradores de outras cidades grandes." }

Unknown disse...

Poupe (com "u" mesmo) esse pobre blogueiro de comentários estapafúrdios e anônimos...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk Coitado(a)
Mas cm U ou cm L
o importante é q vc entendeu o recado né meu querido ! ;x
GOIÂNIA CIDADE LIINDA !!!

Unknown disse...

Para começar sou turismóloga e quando ouço uma anta dizer que Goiânia não é uma cidade turística, não sei se fico indignada ou se dou risadas pela falta de informação ou pela forma leiga com a qual a senadora se refere a cidade que possui a maior feira ao ar livre do Brasil e da América Latina, no caso a Feira Hippie, que está instalada em um ponto histórico e turístico da cidade, na Praça do Trabalhador, ao lado do Terminal Rodoviário de Goiânia, próximo à antiga Estação Ferroviária de Goiânia, com vista para a Maria Fumaça. Sendo que boa parte das primeiras edificações de grande porte do centro de Goiânia foi construída no estilo art déco, entre as décadas de 1940 e 1950, e constituem um acervo significativo do ponto de vista da história da arquitetura brasileira. Por esta razão, em 2003, partes do núcleo central de Goiânia - bem como do bairro de Campinas - foram incorporadas oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional brasileiro.
Goiânia Mantem uma taxa de arborização de cerca de 30% do seu território,dispõe ainda de um bom número de parques municipais e ainda há outras reservas ambientais, como a do Memorial do Cerrado/UCG, além de Goiânia situar-se num importante entroncamento rodoviário brasileiro. A BR-153 que corta a periferia da cidade, conectando-a ao norte e ao sul do país.Goiânia dispõe de algumas vias de circulação rápida (como as Marginais Botafogo e Cascavel, além da própria BR-153)e seu sistema de transporte público recebeu influências do modo de transportes da França,onde este tem reconhecimento internacional. Goiânia conta ainda com Catedrais,Horto Florestal, Monumentos e Memoriais,cinemas, teatros, centros culturais, museus, feiras, eventos e shoppings como o Flamboyant Shopping Center, maior centro comercial existente em Goiás. Ocupa a 28ª posição na lista dos maiores centros comerciais brasileiros por área locável. A cidade ainda conta com o menor índice de analfabetismo do país e em matéria de educação está entre as mais elogiadas do Brasil, se for esse o problema, saímos na frente. Além de estarmos em 2º lugar no ranking de melhor cidade como qualidade de vida, só perdemos para Brasília e o pq eu confesso que não sei, pois em nada ficamos para tras a nivel de nenhuma cidade brasileira. quanto ao Esporte o qual deve ser o foco principal Goiânia conta com:

Ginásio Rio Vermelho, principal ginásio poliesportivo de Goiânia, com uma capacidade para cinco mil pessoas.
Autódromo Ayrton Senna, foi inaugurado em outubro de 1974. Com um circuito moderno é considerado um traçado de extrema segurança.
A cidade de Goiânia abriga quatro equipes profissionais de futebol: Atlético Clube Goianiense, Goiânia Esporte Clube, Goiás Esporte Clube( 1ª divisão, estando entre os 6 melhores do Brasil no ano passado, no campeonato brasileiro) e Vila Nova Futebol Clube.

A cidade conta com cinco estádios de futebol: o Estádio Olímpico Pedro Ludovico - popularmente conhecido como Estádio Olímpico (Centro), o Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), o estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (Vila Nova), e o Estádio Antonio Accioly (Campinas). O Estádio Serra Dourada é o maior e mais conhecido, sua capacidade de 54.504 espectadores já foi palco de grandes clássicos no esporte nacional e internacional.

Goiânia também possui dois grandes ginásios poliesportivos: o Goiânia Arena, com capacidade para 12 mil pessoas; e o Ginásio Rio Vermelho, com capacidade para três mil pessoas. Quanto a senhora Marta que já foi Ministra do Turismo e envergonhou a nós profissionais dessa área dizendo em rede nacional palavras excusas como :"RELAXA E GOZA", deveria vir mais a nossa querida capital e ver a qualidade dos nossos hotéis que afinal de contas 5 estrelas´para quem não sabe é uma classificação nacional para nossos hotéis e Goiânia tem hotéis de redes internacionais que tem suas próprias classificações e que não ficam a trás da qualidade deste de 5 estrelas, ok. A ex-ministra do turismo deveria se informar mais antes de abrir a boca para opinar sobre assuntos no qual ela desconhece. Quanto a saúde ocorre aqui em Goiânia para quem não sabe,o fórum de ordem internacional para profissionais do ramo de oftomologia, já que somos referência não só nacional mas sim mundial. E para finalizar teremos um dos melhores aeroportos do país, se for esse o problema.
Agora depois dessa aula sobre Goiânia querido(a) editor(a) caso você não mude sua opinião o problema é seu, pois temos uma cidade linda, harmoniosa, em jogos de finais de campeonato a segurança nos estádios é uma das melhores do país, a cidade é limpa, com pracinhas, um povo com excelente culinária, tradições e culturas. Aqui em Goiânia bate o coração do Brasil e é aqui contra a sua vontade que teremos uma das cidades sedes da copa de 2014.

Unknown disse...

@Tathya:

Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento, desejos e frustrações...

e obrigado também por fazer com que eu quase chorasse ao perceber que estou totalmente sem razão alguma...

e obrigado também por ser uma das poucas pessoas que compartilham da visão, que Goiânia não tem estrutura para receber a COPA 2014.

Assim, peço humildemente a cara leitora/turismóloga/anta, que procure argumentos mais concisos e não me venha com sentimentos pátrios em fúria.

[]´s
Querido Editor

Anônimo disse...

olha sou goiano mais atualmente estou morando na europa no pais chamado luxembourg, eu fiquei bastante chatedo com essa historia q GOIANIA NAO TEM POTENCIAL pra sedear a copa de 2014.Goiania a cidade mais arborizada do pais,uns dos melhores transportes,obtem a segunda melhor escola do pais eeeee tem uns dos MELHORES ESTADIOS DE FUTEBOL DA NACAO, mais fazer o q eles qrem prais,balas perdidas,furto,etc...

Anônimo disse...

AI QUE RÍDICULO.
Se vc tá falando isso de Gyn, quero ver qual o seu magnífico relatório sobre as outras cidades.
Aqui não tem favelas, a educação é de ponta e é uma cidade grande que ainda existe tranquilidade.
O q é o ideal para vc ?
Rio São Paulo...Bala perdida e favelas?