You could put your verification ID in a comment Or, in its own meta tag Or, as one of your keywords Google+

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pesquisa do Transporte Publico - Cronograma

Salve salve goianada,


Minha participação [modesta] na pesquisa do transporte público da capital acabou a algum tempo, no entanto estou acompanhando as "mudanças"....


Dia desses, um leitor me procurou para saber sobre o sistema de GPS que será implantado nos veículos.Bom, assim como ele, procurei a CMTC, e não logrei êxito, no sentido de estabelecer um diálogo com a atendente.


Então, para não ficar sem dar uma resposta, segue um prospecto do que será RMTC Goiânia.


Os ônibus passarão a contar com o ITS – Intelligent Transport System, ou Sistema Inteligente de Transporte, que foi desenvolvido pela Volvo Veículos e já contratado para fornecimento ao transporte de Goiânia. O sistema está implantado em cidades que se destacam em qualidade de vida e respeito ao cidadão, como Gotemburgo na Suécia e Montreal no Canadá. A cidade de Goiânia será a primeira implantação do ITS no Brasil e na América do Sul.


O ITS permitirá disponibilizar os horários das viagens das diferentes linhas, em tempo real, aos passageiros que estejam em casa ou no escritório (via internet), na rua (via telefone celular) e nos terminais de integração, por meio de displays eletrônicos.


Com o ITS e outras novidades tecnológicas e operacionais, os ônibus em circulação na Grande Goiânia passarão a contar com tecnologia de última geração. Abaixo, as principais inovações:


Nos ônibus:

Tecnologia:

Computador embarcado: permitirá à Central de Controle Operacional (CCO), que é também uma novidade, comunicação direta com o motorista e informações a respeito da viagem. As informações serão apresentadas no painel do computador embarcado.


Comunicação via rádio: será usada para transmissão e recepção de informações a respeito de tráfego e quaisquer outras entre os motoristas e a CCO.


Sistema GPS: cada ônibus terá uma antena que permitirá seu rastreamento permanente via satélite pela CCO. Esse sistema vai funcionar em combinação com o computador embarcado.


Sistema de informação: através de monitores LCD instalados no interior dos ônibus, os usuários terão informações sobre o tempo de viagem, problemas no tráfego e conteúdos de entretenimento.

Câmeras de vigilância: integradas a uma central, garantirão mais segurança aos usuários e motoristas.

Sitpass: serão criadas novas possibilidades de integração eletrônica no sistema, como integração temporal (o passageiro passa a ter um tempo extra para usar o bilhete em outra viagem numa outra linha).

Acessibilidade: 100% da frota nova em circulação na Região Metropolitana de Goiânia será acessível aos portadores de dificuldades de locomoção. Todos os veículos serão dotados de elevadores e facilidades para locomoção interna. O sistema da Grande Goiânia sai na frente nesse ponto em todo o Brasil.

Motor eletrônico: está em conformidade com as regras internacionais de redução da emissão de gases poluentes e é mais silencioso.


Itinerário eletrônico: além de facilitar a visualização traz como novidade o itinerário lateral que é programado pela CCO.



Fora dos ônibus:

Central de Controle Operacional (CCO): podendo ser equiparada a uma "Torre de Aeroporto", a Central de Controle Operacional permitirá o controle das viagens em tempo real. Cada veículo, rastreado por satélite, estará interligado à CCO através do computador e do rádio-comunicador embarcados. Objetivo da CCO é assegurar regularidade e pontualidade no cumprimento da programação horária por parte dos ônibus, e disponibilizar informações para os passageiros em tempo real. A CCO receberá também imagens em tempo real da movimentação de passageiros e ônibus no interior dos terminais de integração.



Sistema de Informação ao Usuário: serão instalados painéis de informação em tempo real nos terminais de passageiros, com informações sobre horários e linhas. Também serão distribuídos mapas, guias outras informações impressas aos passageiros para orientação quanto ao melhor uso da rede de transporte.



O cronograma de mudanças na Rede Metropolitana de Goiânia está disponível aqui.


E aqui detalhes dos novos ônibus.
Lembrando que dia 21 é o marco contratual para entrega de boa parte das medidas previstas.


;-]

1 comentários:

Anônimo disse...

Aurélio !
parabens cara!
valeu por informar sobre as novidades no sistema de transporte coletivo !
nao sei se vai concordar mas a exemplo de cidades do "velho mundo" onde o caos no transito começou faz um tempão.... devemos começar a pensar em outras formas de transporte como ciclovias ..... tambem o metro como alguns politicos começam a citar...

mas estou gostando do começa da mudança... estao melhorando o transp. coletivo para que alguns pelo menos de vez em quando deixem seus carros na garagem...
um abraço a todos !