You could put your verification ID in a comment Or, in its own meta tag Or, as one of your keywords Google+

quarta-feira, 25 de março de 2009

Mostra fotográfica | Fernando Rabelo

Exposição Imagens de um flâneur brasileiro em Paris

Data: 25 de março a 20 de abril de 2009. Abertura dia 27, às 10h30.
Local: Biblioteca Central da UFG, Campus 2, saída para Nerópolis.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 22h45; sábados, das 8h às 18h.

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (BC/UFG) recebe, de 25 de março a 20 de abril, a exposição Imagens de um flâneur brasileiro em Paris.


São 40 fotos tiradas em Paris pelo fotógrafo brasileiro Fernando Rabelo.
Esta mostra integra a comemoração do ano da França no Brasil, que já trouxe para a UFG, em dezembro de 2008, uma outra exposição: “França no Brasil - História da influência francesa no Brasil: de Villegagnon ao cinema novo”, que contou em 30 banners, um pouco da história sobre a convivência entre brasileiros e franceses desde a ocupação da Baía da Guanabara por Villegagnon, no século XVI.

Fernando Rabelo iniciou sua carreira aos 14 anos na capital francesa, onde viveu durante o exílio do pai. Foi em Paris que tomou contato com as primeiras luzes da fotografia. Retratou a "cidade luz" no final dos anos 70, onde realizou sua primeira mostra em preto e branco. Imagens de um flâneur brasileiro em Paris é seu mais recente trabalho.
O termo flâneur se refere àquele que caminha tranqüilamente pelas ruas, observando cada detalhe, sem ser notado, sem se inserir na paisagem. Wallter Benjamin, em um ensaio de 1929 escreveu que "o flâneur é criação de Paris", pois ali o passante encontra os mais variados elementos para os seus devaneios. Um mundo de templos, praças confinadas e santuários nacionais.

via Portal UFG

Reações:

0 comentários: